LIVROS »  Detalhes »

Basta de histórias!


Andrés Oppenheimer

Tradução: Joana Angélica d'Avila Melo

Crítica e Ensaios, Negócios e Economia e Reportagem

ISBN: 9788539002771

Formato: 14 x 21

Peso: 400 gramas

392 páginas

Preço: R$ 54,90

COMPRAR »

Você encontra este livro nas livrarias abaixo:

Faça o download da capa em alta resolução

Leia um trecho do livro em PDF

 

A obsessão latino-americana com o passado e as 12 chaves do futuro

"O mais respeitado colunista de assuntos latino-americanos da imprensa norte-americana." - Folha de São Paulo

 

"Ler um livro como este de Andres Oppenheimer é um bálsamo. Sacode nosso provincianismo que nos envaidece antes da hora, gabando realizações ainda em curso, e relembra que a América Latina, que tanto gosta de cultivar o passado, deveria olhar mais para os desafios do futuro." - Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil

Jornalista implacável, Andrés Oppenheimer, ganhador dos prêmios Pulitzer e do Ortega e Gasset concedido pelo diário espanhol El País, demonstra no livro Basta de histórias! que melhorar a educação, a ciência, a tecnologia e a inovação é uma tarefa possível e imprescindível. Mais que isso, a empreitada é necessária e por uma simples razão: o século XXI será o da economia do conhecimento. Ao contrário do que pregam presidentes e líderes populistas latino-americanos, os países que avançam não são os que vendem matérias-primas nem produtos manufaturados  básicos, mas os que produzem bens e serviços de maior valor agregado.

O título Basta de histórias! tem um sentido duplo para o autor: por um lado pede aos presidentes latino-americanos que não atuem mais à moda populista e, por outro, evidencia como, na América Latina, as pessoas são obcecadas pelo passado, mas pouco preocupadas com o futuro.

Com um olhar crítico sobre a educação e o futuro, Oppenheimer viajou durante cinco anos por países como Finlândia, Índia, China, Israel, Brasil e Venezuela para conhecer os sistemas educativos e entender como determinam diretamente o grau de desenvolvimento econômico. Em cada país entrevistou figuras de relevância, como Bill Gates e Michelle Bachellet, as quais reforçam sua tese de que as nações que crescem são as que apostam na ciência e inovação: "numa época de concorrência feroz existe uma urgente necessidade de educação de qualidade."

A edição brasileira conta ainda com um texto do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em que diz: "Oppenheimer reconhece os esforços feitos, principalmente no Brasil, mas, mostra também que ainda há muito a caminhar. É só comparar com os países que mais avançaram. Nada de desânimo, mas tudo de objetividade e disposição para aprender as boas lições que o mundo oferece. É isso que trata este livro, agradável de ser lido e instigante."

Basta de histórias! dispõe de uma abordagem jornalística ampla, com ideias úteis sobre o quesito em que o Brasil mais se encontra atrasado e o único que poderá livrar o país da mediocridade econômica e intelectual: a educação.

Outros Livros deste Gênero

> Falcão - Meninos do Tráfico ( Celso Athayde e MV Bill )

> Famílias, Amo Vocês ( Luc Ferry )

> Como e Por Que Ler ( Harold Bloom )

> O peso da responsabilidade ( Tony Judt )

> Mal ronda a Terra, O ( Tony Judt )



INTERATIVAS »


Últimas interativas »

É possível existir amizade entre homens e mulheres?

É possível existir amizade entre homens e mulheres?

Você acredita numa amizade entre homem e mulher completamente sem conotação sexual?

Booktrailer LIVRE

Booktrailer LIVRE

A autora de LIVRE compartilha as fotos que marcaram sua vida. 

 Luis Fernando Veríssimo fala sobre gafe que cometeu na Flip

Luis Fernando Veríssimo fala sobre gafe que cometeu na Flip

Verissimo participou da abertura da FLIP e conta da gafe em que chamou o evento de "Clip".



EDITORA OBJETIVA

Praça Floriano, 19 - 30º andar. CEP: 20031-050
Tel: +55 21 3993-7510

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossa newsletter e participar de promoções exclusivas

reformulação 2011