LIVROS »  Detalhes »

A vaca e o hipogrifo


Mario Quintana

Poesia

ISBN: 9788579621437

Lançamento: 08/09/2012

Formato: 15 x 23

Peso: 450 gramas

304 páginas

Preço: R$ 37,90

COMPRAR »

Você encontra este livro nas livrarias abaixo:

Faça o download da capa em alta resolução

Leia um trecho do livro em PDF

Relançamento da obra de Mario Quintana.

Editada pela primeira vez em 1977, A vaca e o hipogrifo apresenta Mario Quintana no esplendor da maturidade como poeta. O título mostra a informalidade do autor, empregando constantemente expressões do cotidiano e se utilizando tanto da prosa quanto do verso – como em seu Caderno H, coluna que manteve durante décadas no Correio do Povo, de Porto Alegre. No entanto, mesmo com a espontaneidade aparente em sua escrita,  que poderia soar ingênua com sua linguagem simples, encontra-se uma constante experimentação de formas.

O livro abre a série de lançamentos programada pelo selo Alfaguara para a obra de Quintana. Em A vaca e o hipogrifo, com mais de 200 textos, estão reunidos pensamentos, aforismos, anotações, poemas e breves crônicas, reunindo prosas, miniprosas e poemas. Por muitas vezes próxima à forma de um diário, o título permite experimentar o domínio de Quintana no contraste entre os versos e a prosa, que também se mesclam.

Foi como cronista diuturno, em diálogo permanente com o público, que Quintana acabou encarnando exemplarmente a figura de poeta do povo e de sua cidade. Mas é justamente por sua condição de cronista e poeta e pela aguda sensibilidade de leitor, demonstrada em seu texto espirituoso e esclarecido, que Quintana assume essa dimensão universal.

A vaca e o hipogrifo traz em sua inteireza a dupla persona de cronista e poeta enredada na assinatura de Quintana. Este é o livro em que se pode melhor observar como essas duas faces acabaram por integrar-se e alimentar-se uma à outra. Ao ler o cronista do Caderno H, o leitor se deparava com o poeta. Diante disso, o fato de Quintana escrever em verso ou prosa tornava-se de menor importância.

Nos textos recolhidos, que tanto sucesso fizeram quando de seu lançamento, o autor assume com muita segurança o papel de mediador entre os seus leitores e a cultura literária. Assume assim a parte que lhe toca no espaço público: promover a união entre conhecimento literário e experiência vivida.

Ainda hoje, e para sempre, a leitura de A vaca e o hipogrifo constitui excelente introdução ao repertório literário básico, através do exercício de um saber com sabor, leve e delicado, mesmo nos momentos de melancolia e nostalgia.

Outros Livros deste Gênero

> Da preguiça como método de trabalho ( Mario Quintana )

> Sonetos de Shakespeare - Faça Você Mesmo ( Vários )

> Escola das facas, A / Auto do frade ( João Cabral de Melo Neto )

> Educação pela pedra, A ( João Cabral de Melo Neto )

> Cão sem plumas, O ( João Cabral de Melo Neto )



INTERATIVAS »


Últimas interativas »

Booktrailer LIVRE

Booktrailer LIVRE

A autora de LIVRE compartilha as fotos que marcaram sua vida. 

Luis Fernando Verissimo no Jô Soares

Luis Fernando Verissimo no Jô Soares

Luis Fernando Verissimo foi convidado de Jô Soares para falar sobre "Em algum lugar do paraíso", seu novo livro de crônicas inéditas.

Booktrailer O poder do hábito

Booktrailer O poder do hábito

O autor de O poder do hábito revela como os hábitos são formados.



EDITORA OBJETIVA

Rua Cosme Velho, 103, 22241-090 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2199-7824 - (21) 3179-5900 - Fax: (21) 2199-7825

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossa newsletter e participar de promoções exclusivas

reformulação 2011