LIVROS »  Detalhes »

Nosso grão mais fino


José Luiz Passos

Ficção

ISBN: 9788560281794

Lançamento: 10/02/2009

Formato: 15 x 23,4

Peso: 291 gramas

168 páginas

Preço: R$ 42,90

COMPRAR »

Você encontra este livro nas livrarias abaixo:

Faça o download da capa em alta resolução

Leia um trecho do livro em PDF

“Um belo romance. E me tocou particularmente, pois cresci numa terra em que tinha de ir semanalmente ao Lobito, passando pela Catumbela, onde tinha a maior usina de açúcar de Angola. O cheiro de açúcar enchia o ar da estrada, quando se passava pela Catumbela, terra onde nasceu o meu pai. Esse cheiro do açúcar está embrenhado em todo o livro, e eu pude constantemente cheirá-lo e voltar atrás no tempo. Por isso ele me tocou ainda mais profundamente.” 
Pepetela

“É um livro imponente; sua escrita evidencia o talento e o capricho de uma inteligência culta e rara.” Francisco Dantas

Nosso grão mais fino conta a história de Vicente e Ana, dois amantes que ao longo de várias madrugadas relembram pessoas e fatos do passado. Quando jovens suas vidas tomaram rumos diferentes, e agora, enquanto ela vive um casamento malogrado, e ele, nas ruínas de uma família decadente, poderão finalmente acertar as contas com o passado.

Vicente, o narrador apaixonado deste romance, revive com Ana Corama — escritora de livros infantis — fatos do passado: a misteriosa morte do pai de Ana numa travessia de zepelim, que mudou o rumo de suas vidas; as caçadas que Vicente e seu irmão Zelino empreendiam quando jovens; uma viagem que ele e a amada fizeram ainda novos à usina de açúcar que primeiro os uniu. Aos poucos, eles reconstituem uma história de amor velada, incestuosa, pois foi o tio de Vicente quem se casou com Ana.

Lançado como aposta da Alfaguara na seqüência de Galiléia, do cearense Ronaldo Correia de Brito, Nosso grão mais fino retoma tradições consagradas da literatura brasileira para construir uma narrativa totalmente nova. Assim como Correia de Brito, José Luiz Passos, um dos mais promissores autores da nova geração, faz uma viagem de volta da metrópole para o campo – neste caso, ao abordar o universo decadente das famílias herdeiras da indústria canavieira.

Segundo o crítico e poeta Fernando Paixão, que assina a orelha deste romance, “contra aqueles que podem considerar o ambiente da usina de açúcar, na primeira metade do século passado, como um “tema regional, já visto”, é importante ressaltar o caráter universal da trama, uma história de “paixão e ciúmes camuflados, conflito de irmãos e legado familiar”.

Outros Livros deste Gênero

> A Casa Verde ( Mario Vargas Llosa )

> Caderno de ruminações ( Francisco J. C. Dantas )

> Explicação dos pássaros ( António Lobo Antunes )

> Uma mesma noite ( Leopoldo Brizuela )

> O céu dos suicidas ( Ricardo Lísias )



INTERATIVAS »


Últimas interativas »

Booktrailer LIVRE

Booktrailer LIVRE

A autora de LIVRE compartilha as fotos que marcaram sua vida. 

Luis Fernando Verissimo no Jô Soares

Luis Fernando Verissimo no Jô Soares

Luis Fernando Verissimo foi convidado de Jô Soares para falar sobre "Em algum lugar do paraíso", seu novo livro de crônicas inéditas.

É possível existir amizade entre homens e mulheres?

É possível existir amizade entre homens e mulheres?

Você acredita numa amizade entre homem e mulher completamente sem conotação sexual?



EDITORA OBJETIVA

Praça Floriano, 19 - 30º andar. CEP: 20031-050
Tel: +55 21 3993-7510

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossa newsletter e participar de promoções exclusivas

reformulação 2011