LIVROS »  Detalhes »

Livro dos mandarins, O


Ricardo Lísias

Ficção

ISBN: 9788560281978

Lançamento: 05/10/2009

Formato: 15 x 23,4

Peso: 584 gramas

344 páginas

Preço: R$ 54,90

COMPRAR »

Você encontra este livro nas livrarias abaixo:

Em O livro dos mandarins, Ricardo Lísias alia as reviravoltas e o suspense dos thrillers a um estilo literário original para narrar a trajetória de Paulo, executivo bem-sucedido e competitivo com uma única obsessão: ser escolhido, entre os candidatos do banco em que trabalha, para uma vaga na China.

Lísias conta que há bastante tempo já via no chamado "mundo corporativo" uma oportunidade de discutir questões relevantes para a sociedade contemporânea. "Percebi que as pessoas observavam uma empresa como se fosse um ser vivo! Como eu sempre acompanho geopolítica, também fui, aos poucos, vendo a ligação entre as coisas, procurando as 'razões' dos executivos, as maneiras de as empresas se organizarem e o livro foi surgindo", explica.

Para escrever o romance, Lísias entrevistou alguns executivos de banco, ouviu muitas conversas e leu vários livros sobre o universo empresarial para criar a ambientação de O livro dos mandarins. "Depois, foi preciso apenas delinear as personagens e começar o trabalho de linguagem, que é o mais importante para mim. Alguns trechos foram reescritos muitas vezes", diz ele. "Eu gosto de fazer pesquisas de linguagem nos meus textos. Para esse romance tentei em alguns momentos ver como o thriller se comportaria naquele tipo de narrativa, mas também parodiar em alguns momentos a autoajuda. Como o romance é longo, achei que comportaria esse tipo de trabalho", completa.

Perfeccionista, Ricardo Lísias chegou a se matricular em um curso de mandarim para entender ao menos alguns pontos básicos da língua dos chineses: "Mas também me interessava ver que tipo de pessoa procura um curso de mandarim, qual o real atrativo da China no mundo de hoje, por exemplo. Eu queria saber se os aficcionados enxergam tudo que há de grave no regime ou se apenas ficam deslumbrados com a pujança econômica do país. Havia inúmeros executivos na turma, todos muito parecidos com a minha personagem".

Paulo, o protagonista do livro, vai muito além de seus concorrentes para montar sua detalhada carta de intenções. Estuda mandarim, pesquisa dados históricos e culturais sobre o país, lê a biografia de Mao Tse-Tung, o Grande Timoneiro... e se torna um especialista, um profissional completo cujos lemas são perseverança, organização e liderança. Confiante, acredita que poderá chegar à presidência do conselho do banco em Londres. Depois, quem sabe, escrever um livro de autoajuda para jovens executivos e até, talvez, abrir sua própria empresa de mentoring, coaching e counselling. O promissor executivo só não conta com um pequeno detalhe: os planos reservados a ele são muito diferentes do que poderia imaginar.

O livro dos mandarins é um romance surpreendente, permeado de bom-humor e de momentos desconcertantes, de um dos autores mais originais de sua geração.

Outros Livros deste Gênero

> Canteiros de Saturno ( Ana Maria Machado )

> Com os Mortos Não se Brinca ( Andreu Martín e Jaume Ribera )

> Divã ( Martha Medeiros )

> Setembro não tem sentido ( João Ubaldo Ribeiro )

> Um homem chamado Ove ( Fredrik Backman )



INTERATIVAS »


Últimas interativas »

Invencível - Booktrailer

Invencível - Booktrailer

"Invencível" é o relato da ousadia, persistência e ingenuidade de um homem que se recusou a ser vencido.

Foco, de Daniel Goleman

Foco, de Daniel Goleman

Autor de Inteligência emocional fala sobre seu novo livro.

Luis Fernando Verissimo no Jô Soares

Luis Fernando Verissimo no Jô Soares

Luis Fernando Verissimo foi convidado de Jô Soares para falar sobre "Em algum lugar do paraíso", seu novo livro de crônicas inéditas.



EDITORA OBJETIVA

Praça Floriano, 19 - 30º andar. CEP: 20031-050
Tel: +55 21 3993-7510

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossa newsletter e participar de promoções exclusivas

reformulação 2011