LIVROS »  Detalhes »

Igreja Católica, A


Hans Küng

História

ISBN: 8573024534

Lançamento: 18/06/2002

Formato: 14 x 21

Peso: 300 gramas

264 páginas

Preço: R$ 49,90

COMPRAR »

Você encontra este livro nas livrarias abaixo:

Faça o download da capa em alta resolução

A Igreja Católica é uma instituição polêmica sujeita a extremos de admiração e ataque. O padre suíço Hans Küng, um dos pensadores mais influentes da atualidade, conhece bem de perto as contradições da religião que abraçou há mais de cinco décadas. 

Em A Igreja Católica, da coleção História Essencial, Küng oferece ao leitor um relato breve,contundente e singular, como alguém que estudou esta história a vida inteira e viveu parte dela. Num texto envolvente e conciso, o livro descreve, passo a passo, a trajetória da Igreja que se tornou a mais poderosa representante do cristianismo, desde suas origens na Palestina e em Roma, passando pelas disputas da era medieval e pelo trauma da Reforma, até a era moderna.

Toda a narrativa é pontuada com perguntas instigantes: terá Jesus de Nazaré fundado uma igreja? Jesus era católico? Küng examina também questões fundamentais como: o celibato; a tensão histórica na Igreja entre pluralismo e exclusivismo; a mudança do papel do papa; as motivações dos grandes pontífices reformadores; a evolução das funções dos concílios, dos bispos e dos cardeais; o entusiasmo da instituição pela atividade missionária; as origens do culto mariano e as ondas de choque da Reforma e da Contra-Reforma que ainda podem ser sentidas hoje.

Ao final, o autor faz uma avaliação rigorosa de como a fé católica enfrenta certos aspectos do novo milênio, como os avanços da ciência, as conquistas sociais das mulheres, a liberação sexual e a reforma das escrituras da Igreja. Por suas idéias que preconizam uma reforma radical do catolicismo de acordo com o critério do evangelho, Hans Küng sofreu represálias e punições do Vaticano.

O teólogo faz uma advertência aos leitores no prefácio: “Aqueles que até agora não foram seriamente confrontados com os fatos da história podem ficar chocados ao constatar quão humano foi o curso dos acontecimentos em toda parte, de fato, quantas das instituições e constituições da igreja — e especialmente a instituição central romana católica do papado – são feitas pelo homem. No entanto, este mesmo fato significa que estas instituições – o papado em particular – podem ser modificadas e reformadas. Minha ‘destruição’ crítica é oferecida a serviço da construção, reforma e renovação, para que a Igreja Católica possa continuar viva no terceiro milênio.”

Outros Livros deste Gênero

> Dicionário do Brasil Colonial ( Ronaldo Vainfas )

> Francisco de Assis, o Santo Relutante - Edição de bolso ( Donald Spoto )

> 1968 - O ano que não terminou ( Zuenir Ventura )

> Coleção História do Brasil Nação ( Vários )

> A Era de Napoleão ( Alistair Horne )



INTERATIVAS »


Últimas interativas »

Booktrailer O poder do hábito

Booktrailer O poder do hábito

O autor de O poder do hábito revela como os hábitos são formados.

 Luis Fernando Veríssimo fala sobre gafe que cometeu na Flip

Luis Fernando Veríssimo fala sobre gafe que cometeu na Flip

Verissimo participou da abertura da FLIP e conta da gafe em que chamou o evento de "Clip".

Dona Hermínia fala sobre seu novo livro

Dona Hermínia fala sobre seu novo livro

Minha mãe é uma peça, agora em livro e com histórias inéditas de Dona Hermínia.



EDITORA OBJETIVA

Praça Floriano, 19 - 30º andar. CEP: 20031-050
Tel: +55 21 3993-7510

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossa newsletter e participar de promoções exclusivas

reformulação 2011